As mais de duas mil agências do Sicredi espalhadas pelo Brasil são trunfos para a inovação
O Sicredi tem uma estratégia muito simples e eficiente para aprimorar seus serviços e processos. Identifica problemas, ou “desafios internos”, e incentiva a participação de startups para solucioná-los.Para incentivar a inovação, a cooperativa de crédito conta com o programa Inovar Juntos e a parceria com o Agtech Garage, em Piracicaba (SP), onde a instituição costuma lançar desafios de negócio. Especialmente no caso do AgTech Garage, as cooperativas participam ativamente do processo, uma vez que o principal objetivo nesse ecossistema é identificar soluções para os associados do segmento do agronegócio. “Nesse processo, a nossa capilaridade também acaba sendo um fator que joga a favor da inovação, pois as cooperativas conhecem muito bem as necessidades pelo contato próximo com esse segmento”, destaca Valério Araújo, gerente de Open Banking e Inovação do Sicredi.
Quando fala em capilaridade, Araújo se refere à estrutura com mais de duas mil agências do Sicredi espalhadas por 1.600 municípios. Em mais de 200 municípios, o Sicredi é a única instituição financeira presente. Se não bastasse tamanha presença, neste ano a cooperativa de crédito planeja a inauguração de pelo menos 250 novas agências. “O fato de sermos um sistema formado por uma centena de cooperativas de crédito é, na verdade utilizado a favor dos processos de inovação, pois a partir da proximidade com os nossos associados, conseguimos identificar demandas e a partir disso gerar soluções que atendam às necessidades deles, o que é sempre o nosso foco principal”, atesta Araújo.
Alguns cases exitosos foram protagonizados por startups vencedoras de desafios por meio do Agtech Garage. Duas delas, a Leigado e a Elysios, foram conectadas aos produtores para uma fase de testes, na qual puderam aperfeiçoar seus produtos e atualmente atendem a centenas de produtores rurais associados à cooperativa. A Leigado é um sistema de gado leiteiro A solução abrange o mercado leiteiro em todo segmento, desde o produtor até o laticínio. Com o aplicativo é possível gerenciar a propriedade em qualquer lugar, além de monitorar, por exemplo, o processo de inseminação do gado e seus resultados. Já a Elysios produz um software de inteligência agrícola que oferece integração de informações de cultivos e propriedades.
Nessa relação, o Sicredi não busca lucro e sim o estabelecimento de uma ponte entre os agricultores e as startups. “A startup é beneficiada com acesso aos nossos associados e eles, por sua vez, favorecidos pelo acesso às soluções inovadoras. Como consequência, o Sicredi acaba se beneficiando com uma atuação cada vez mais relevante para atender as necessidades dos associados”, demonstra Araújo. Ele antecipa que o Sicredi está iniciando a estruturação do seu laboratório de inovação, uma estrutura dedicada à captura de tendências e à experimentação de hipóteses que possam se tornar novas oportunidades de negócio.
Esse conteúdo integra a edição 340 da revista AMANHÃ, publicação do Grupo AMANHÃ, que trouxe os resultados da 18ª edição do ranking Campeãs da Inovação. Clique aqui para acessar a publicação on-line, mediante pequeno cadastro.
As mais de duas mil agências do Sicredi espalhadas pelo Brasil são trunfos para a inovação