Desde sua fundação, em 1959, a Lojas Colombo mantém-se como a principal escolha dos clientes graças à atenção dedicada a eles
Mesmo em uma época em que as necessidades dos consumidores ainda eram incipientes — visto que eletrodomésticos estavam conquistando espaço e eram praticamente desconhecidos pelo grande público —, a Lojas Colombo nasceu, em pleno ano de 1959, de uma atitude arrojada e uma visão estratégica do mercado da época. Esta antecipação visionária, fruto da capacidade de prever o que se tornaria alvo de desejo do público nos próximos anos, agregada a um atendimento diferenciado, foram os norteadores do processo de consolidação da marca gaúcha em todo o Brasil. Hoje, com expansão completa para outros três estados (Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul) e nacionalização através do e-commerce, a Lojas Colombo está posicionada como a maior varejista de eletromóveis do sul do país, com 325 lojas físicas e um canal de e-commerce.
“Somos uma empresa de origem familiar e isso nos confere valores sólidos, consolidados através de décadas e norteadores para quaisquer decisões”, avalia Eduardo Colombo, presidente da Lojas Colombo. Segundo ele, a chegada da rede a cidades do interior reforça a fidelidade da Colombo ao legado e ao compromisso de estar sempre junto do cliente. Dentro dessa estratégia está uma dupla de palavras-chave: entender e atender, seja as necessidades, aspirações ou sonhos dos consumidores. “Estar próximo do cliente, interagir, falar sua língua, entender nuances culturais, econômicas e sociais, além de garantir multicanais para atendimento, é fundamental”, completa Colombo.
Por isso, manter-se fiel aos valores legados é mais do que uma estratégia para a companhia: é uma missão. “Nossa base sempre foi edificada sobre estes pilares e assim seguimos, expandindo e inovando para continuarmos relevantes e atuantes num cenário de mudanças constantes e necessidades mutantes. Nosso jeito de fazer é o mesmo ao longo dos 65 anos, entretanto, somos resilientes às transformações dos hábitos e do comportamento de consumo, agregando tecnologias que nos facilitam processos e investimos nas pessoas, que são a própria essência da empresa”, completa. Por esse motivo, a inovação também está entranhada na cultura da marca, sendo alimentada por estratégias, ferramentas e posicionamentos.
De fato, o tempo registrou sucessivas crises econômicas, impasses sociais e alternâncias de expectativas. Com mudanças cada vez mais rápidas, além dos desafios já postos, tais como macroeconomia, carga tributária, infraestrutura, conflitos geracionais e concorrência, a Lojas Colombo sente-se impulsionada. “O varejo é movido a desafios. Foram muitos ao longo destes 65 anos e sempre suplantamos com muito trabalho e otimismo. Eu sou otimista e acredito muito na força de nossa gente. Com pessoas engajadas no propósito, a obra prevalece sobre as dificuldades”, celebra Colombo.
Desde sua fundação, em 1959, a Lojas Colombo mantém-se como a principal escolha dos clientes graças à atenção dedicada a eles