Câmara aprova texto-base do projeto do arcabouço fiscal

Texto fixa novo regime para as contas da União a fim de substituir o atual teto de gastos

A proposta foi aprovada por 372 votos a 108

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 93/23, do Poder Executivo, que fixa novo regime fiscal para as contas da União a fim de substituir o atual teto de gastos. A proposta foi aprovada por 372 votos a 108, na forma do parecer do relator, deputado Claudio Cajado (PP-BA). Para concluir a votação, o Plenário precisa analisar os destaques que podem alterar pontos do texto.

A intenção da proposta é manter as despesas abaixo das receitas a cada ano e, se houver sobras, usá-las apenas em investimentos, buscando trajetória de sustentabilidade da dívida pública. Segundo o substitutivo do relator, critérios para a variação real (descontada a inflação) da despesa são fixados de forma permanente, sem depender do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), como no texto original.

Assim, a cada ano haverá limites da despesa primária reajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e também por um percentual do quanto cresceu a receita primária descontada a inflação. Cajado incluiu ainda a obrigatoriedade de o governo adotar medidas de contenção de despesas caso não seja atingido o patamar mínimo para a meta de resultado primário a ser fixada pela LDO.

Com Agência Câmara de Notícias

Texto fixa novo regime para as contas da União a fim de substituir o atual teto de gastos

Author:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *