Archives Julho 2025

UPF contará com a primeira usina-escola de amônia verde do Brasil

Operação terá um aporte de R$ 50 milhões

Representantes das instituições envolvidas participaram da assinatura do protocolo de intenções

Com um investimento de R$ 50 milhões na operação, a Universidade de Passo Fundo (UPF), juntamente com a prefeitura municipal e a empresa BeGreen, deram mais um passo para a implementação da primeira usina-escola de amônia verde do Brasil. A iniciativa, que reúne outras empresas como a Migratio Bioenergia, Phama Energias Renováveis e a Torao Participações, terá capacidade de produção de 2 mil toneladas de amônia por ano, com a finalidade de abastecer inicialmente produtores da região norte do Rio Grande do Sul. Na terça-feira (22) representantes das instituições envolvidas participaram da assinatura do protocolo de intenções. A construção deverá iniciar no primeiro semestre do ano que vem.

A usina terá como objetivo principal produzir amônia não mais a partir do hidrogênio proveniente do gás natural, mas sim do hidrogênio proveniente da água, reduzindo o gás carbônico (CO2), responsável pelo efeito estufa. O resultado esperado é a produção de alimentos com menos emissão de carbono, minimizando o impacto ambiental, evitando o aquecimento global e com possibilidade de reduzir custos de produção.

Para a reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, o projeto é a prova de que, juntos, a iniciativa pública, privada e a academia, podem produzir ciência, tecnologia e transformação social. “Estamos diante de um projeto de sustentabilidade que terá muitas aplicabilidades para além do agro. Esse movimento mostra que nós estamos desenvolvendo ciência juntos”, disse. Representante da BeGreen, o empresário Luiz Hauth explicou que a assinatura do protocolo abre uma nova fase do projeto, iniciando, de fato, as tratativas para sua instalação junto ao Campus I da UPF. “Neste momento não somos os primeiros do ramo no estado, somos os primeiros no Brasil, e os primeiros da América do Sul neste conceito de fábrica”, ressaltou.

Operação terá um aporte de R$ 50 milhões

Natura inaugura centro de distribuição em Cachoeirinha

Região metropolitana de Porto Alegre poderá receber produtos no mesmo dia da compra

Com mais de 10 mil metros quadrados, a unidade tornará mais ágil a entrega de produtos da companhia em todo o estado

A Natura anunciou a abertura de seu centro de distribuição em Cachoeirinha (RS), na região metropolitana de Porto Alegre, em parceria com a Cubbo Brasil. Com mais de 10 mil metros quadrados, a unidade tornará mais ágil a entrega de produtos da companhia em todo o estado. Com o novo empreendimento, 80% dos pedidos realizados no Rio Grande do Sul serão recebidos em até dois dias, sendo que a capital e a região metropolitana poderão receber os produtos em apenas 24 horas, com possibilidade de entrega no mesmo dia para compras feitas via e-commerce. O novo centro de distribuição atende consultoras de beleza Natura e Avon, além dos consumidores do e-commerce.

O centro de distribuição reativa de forma eficiente a presença logística da Natura no estado, após a destruição da unidade anterior em Canoas, devido às enchentes do ano passado. A inauguração do novo local faz parte da evolução da malha logística da companhia, que foi remodelada para suportar uma operação cada vez mais ágil para atender consultoras de eleza e consumidores. “A novidade é um reflexo da nossa transformação logística, que habilita modelos flexíveis e com alto nível de tecnologia, características fundamentais para a expansão da omnicanalidade na Natura”, afirma Eduardo Sá, diretor de supply chain da Natura. No ano passado, a companhia abriu uma loja a cada dois dias úteis, ampliando sua presença no varejo em todo o país. Entre janeiro e março, as vendas digitais da marca cresceram 35% no Brasil, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Região metropolitana de Porto Alegre poderá receber produtos no mesmo dia da compra